10 PASSOS PARA UMA BOA DIGESTÃO

Muitas vezes reclamamos que estamos empanzinados, com gastrite, com refluxo, com azia, ou que alguma coisa não nos sentou bem, estamos letárgicos, e sem ânimo de realizar trabalhos ou de estudar. Na verdade todos nós sabemos o que nos faz mal, mas não queremos prestar atenção nisso. Afinal de contas tenho um corpo que funciona sozinho, não preciso dar comandos para fazer a digestão, mas se realmente queremos ter uma digestão perfeita e bem sucedida existem umas regrinhas que nunca deveríamos esquecer, ou pelo menos não durante a maior parte do tempo, porque ainda que saiamos da regra algumas vezes, já que isso também penso que e saudável, seria muito bom ter uma alimentação mais regrada durante pelo menos 6 dias da semana e um deles livre. O que acham? Isso seria possível?

Vou colocar então aqui alguns passos bem fáceis de fazer e que ajudam muito para que você se liberte desses incômodos da digestão.

1- Evite comer entre as refeições, nada de beliscar. Porque isso? Porque se você fez a sua refeição, ela vai demorar pelo menos 2 a 3 horas para que a digestão termine. Então imagine…sua digestão está lá rolando bonitinha com a temperatura certa, já quase no final e você vai e coloca mais um petisco…o que você acha que vai acontecer com esse petisco? Ele vai ficar bem digerido?..e claro que não e aí vai se converter em toxinas que se acumulam naqueles lugares que não queremos.

2 – Evite bebidas frias e com gás durante as refeições, beber apenas água morna ou chás quentes durante o dia vai estimular seu fogo digestivo, melhorar a digestão e ajudar a evitar o acúmulo de toxinas. É claro que em pleno verão dependendo do lugar onde você mora pode tomar água ou outra bebida fresca, mas evite de qualquer jeito a gelada principalmente durante as refeições. Por que? Porque você está com a tua digestão em pleno funcionamento a uma certa temperatura adequada para que aquela digestão acontece de forma perfeita e você vai e coloca aquele chopp bem geladinho. Tua digestão vai acontecer de forma correta? duvido muito, e você estará forçando teu estômago a conseguir novamente a temperatura adequada para a digestão. Duvido que você tenha a ideia de colocar água gelada no motor do seu carro em plena combustão. E por aí a coisa.

3 – Sente-se para comer, mastigue bem e evite entretenimento passivo enquanto come, nada de TV, computador, telefone celular, tablets ou leitura de um livro. Foi comprovado em vários estudos que pessoas que comem vendo TV, comem mais porque náo reparam no que estáo fazendo e engordam.

4 – Faça do almoço a mais importante refeição do dia porque assim como sol ao meio dia está em seu pleno calor e função, nossa  digestão também é mais forte ao meio-dia; evite jantares pesados, pense em sopas ou comidas leves.

5 – Adicione especiarias às suas refeições, como gengibre fresco, cominho, pimenta preta, açafrão e feno-grego. Varie esses temperos de acordo com seu gosto. Para dias mais frios pode apimentar mais, para dias mais quentes use ervas e temperos mais frescos como coentro, erva doce. Os temperos contêm propriedades que irão melhorar sua digestão e portanto melhor aproveitamento de todos os nutrientes.

6 – Coma menos, viva mais. Observe suas porções. Lembrando que se quiser comer um pouco mais de quantidade, faça isso ao meio dia.

7 – Coma alimentos cheios de Prana (“vida”); sem alimentos processados, embalados ou mesmo reaquecidos ou sobras. Evite combinações ruins porque  enfraqueceram seu fogo digestivo. Algumas dessas combinações são: leite com carne, peixe, ovos, bananas, iogurte e frutas ácidas; ovos com leite, carne, peixe, iogurte, queijo, frutas ou feijão; frutas frescas com outros alimentos, o melhor é comê-las sozinhas, e evite comer frutas frescas como sobremesa. Sente-se para comer.

8 – Respeite os horários para ajudar seu organismo. Ele começará a entender que está na hora de se alimentar se seguir uma certa ordem. O horário ideal seria:

Café da manhã entre 7:00 e 8:00. Não coma muita comida depois das 9:00 da manhã.

Almoço (a maior e mais importante refeição do dia) entre o meio-dia e a 1:00 da tarde.

Jantar (que deve consistir de uma refeição leve) até as 19:00. Evite ficar acordado entre 22h e 2h – já que temos uma função imunológica que se recupera nesse horário.

É claro que sei que há pessoas com horários muito ruins de trabalho, com viradas de noites principalmente todos os que trabalham em hospitais. Faça seus melhores ajustes.

9 – Algumas vezes por ano, ou pelo menos uma vez em cada mudança de estação faça um jejum ou um Anti Ama ( detox ) .

Consumir alimentos leves, da estação, da sua região, que sejam facilmente digeríveis, como khichadi (mistura de lentilhas com arroz e alguns legumes), caldos de sopa e chás de ervas quentes.

Comer frutas, legumes e sucos frescos.

10 – Aprenda a se auto observar e esforce-se para alinhar seus objetivos e valores com seus talentos e paixões em um trabalho que apóia seu sustento e permite que você se sinta bem consigo mesmo e com o todo. E não se esqueça de abrir espaço para diversão, rir, encontre com os amigos, converse, faça contato com a natureza, aprecie a arte e respeite todas as culturas e credos em qualquer lugar que você estiver. Viva!

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Rocio Mouzo


Este blog nasceu com o intuito de oferecer dicas, receitas e informações valiosas para ter uma vida saudável e feliz. Mahatma Gandhi dizia: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. Vamos fazer escolhas saudáveis na alimentação, nas atitudes da vida e nos pensamentos e a felicidade virá.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *