ALIMENTAÇÃO AYURVEDA PARA O CABELO

Na Ayurveda se fala que nós somos o que conseguimos digerir, por isso a importância de ter um agni (fogo digestivo) equilibrado. Também se fala que somente devemos colocar na pele aquilo que podemos comer. Fez muito sentido para mim a primeira vez que escutei isso já que nossa pele absorve tudo o que colocamos nela e essa absorção terá que passar também por uma digestão onde o fígado cumpre um papel importante. Então, imagine o fígado recebendo um creme super industrializado onde no rótulo de ingredientes tem um monte de nomes que você não reconhece. Como o seu fígado irá reagir a essa química? Você pensa que ele vai reconhecer esses ingredientes como alimento? Pode acreditar que não e ele terá que colocar esse material estacionado em alguma parte do seu  corpo e isso será conhecido como toxina.

Como forma de tratamento na Ayurveda são usados ingredientes encontrados na natureza. Tradicionalmente se utilizam elementos do reino vegetal, animal e mineral. Os ingredientes vegetais são os mais utilizados, como raízes, flores, folhas e frutos de plantas medicinais, utilizados na forma de pó, pasta, óleos e chás, para usos externo e interno.

Os efeitos positivos dessa ciência são inúmeros, e ela também pode ser usada em diversos procedimentos estéticos e de beleza. Além de nos mostrar a praticidade das receitas caseiras. Como na medicina Ayurvédica se utilizam substâncias totalmente naturais, estes procedimentos podem sair bem mais baratas que os cosméticos químicos.

Com base nos ensinamentos da Ayurveda, é possível cuidarmos de pele, cabelos, unhas e até de nossa dieta sem muita preocupação ou esforço. É claro que é necessária uma auto observação para ver nossas necessidades nesse momento.

Eu queria começar a fazer meus próprios produtos de higiene pessoal e decidi começar por um xampu. Pesquisei bastante até chegar em uma receita que me pareceu muito coerente e válida para todos, e claro que sempre falo da auto observação e da experimentação. Esta receita é fácil de fazer porque os produtos são fáceis de achar, inclusive para as pessoas que moram longe das grandes cidades, porque podem ser adquiridos pela internet.

Vou falar aqui a respeito desses alimentos e como eles podem nos ajudar.Esta receita de xampu  contém uma variedade de nutrientes para apoiar o crescimento do cabelo, desde a cavalinha, urtiga, aloe e spirulina (vitaminas essenciais, minerais, aminoácidos).

Contém ingredientes que adicionam umidade e volume ao cabelo, deixando-o macio e suave. Esta receita contém óleo, o que soa contra-intuitivo, mas vai realmente hidratar o cabelo.

Contém óleos essenciais, que são revigorantes para o couro cabeludo, promovem a saúde da pele e têm sido tradicionalmente usados ​​para apoiar o crescimento saudável dos cabelos.

Temos que ter em conta que não será um xampu como os que temos costume de utilizar porque este não fará aquele monte de espuma que os produtos químicos tem.

Outro problema que podemos encontrar neste tipo de produto caseiro e que teremos que fazê-lo mais vezes porque como não tem conservantes, não vai durar meses. Para que dure alguns dias descobri que colocando vitamina C nele ajuda e se colocar vitamina E ajuda mais ainda.

  • Cavalinha (Equisetum arvense): Cavalinha é assim chamado por causa de sua aparência porque realmente se parece com a cauda de um cavalo.  A cavalinha é rica em ácido silícico que é uma fonte natural de silício. O silício é um nutriente essencial para o desenvolvimento e crescimento do cabelo, pele e unhas.
  • Urtiga: é uma planta particularmente rica em minerais, considerada como um tônico para o crescimento do cabelo.
  • Aloe Vera: calmante, hidratante, reduz a inflamação, pode ajudar a promover o crescimento do cabelo.
  • Spirulina: da mesma forma, pode adicionar umidade e promover o crescimento do cabelo.
  • Vinagre de maçã: orgânico e não pasteurizado (a ser possível). Este vinagre vai contribuir com alguma acidez muito necessária, equilibrando o pH do xampu.
  • Óleo de argan: Rico em ácidos graxos essenciais para fortalecer o cabelo. Se tiver cabelos oleosos não coloque este ingrediente na receita.
  • Vitamina C: fornece antioxidantes, pode ajudar a preservar a fórmula, e se tiver algumas cápsulas de vitamina E podem durar mais ainda.
  • Goma Xantana: uma substância produzida por fermentação bacteriana. Usado como um agente espessante natural.
  • Sabão natural que tenha  azeite de oliva ou óleo de coco.
  • Óleo essencial de alecrim que serve como tônico capilar.
  • Óleo essencial de tea tree ajuda na  limpeza para a pele e couro cabeludo.
  • Óleo essencial de hortelã-pimenta refresca e revigora o couro cabeludo e deixa o xampu com um aroma muito interessante.

 

VAMOS ENTÃO FAZER O XAMPU?

Ingredientes:
15g de cavalinha seca
15g de urtiga seca
1 ½ xícaras de água fervente (375ml)
1 colher de sopa de folhas de aloe vera (ou usar um gel de aloe puro / bebida)
5 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico não pasteurizado
½ colher de chá de óleo de argão (não use se tiver cabelos oleosos)
1 colher de chá de spirulina em pó
½ colher de chá de goma xantana
½ colher de chá de vitamina C em pó (ascorbato de sódio)
1 cápsula de vitamina E
½ xícara de sabão Ecológico e natural (melhor o líquido)
5 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta
5 gotas de óleo essencial de tea tree
10 gotas de óleo essencial de alecrim

Como Fazer:
Coloque as ervas secas em uma panela e despeje a água fervente sobre elas. Deixe-o descansar durante a noite com uma tampa.
De manhã, despeje o conteúdo sobre outro recipiente com um voal para ser coado. Eu o fiz com um pano mais grosso para não passar nada da folha e ficar somente o líquido da infusão de ervas.

Coloque  170 ml da infusão no liquidificador. Adicione os outros ingredientes e bata por alguns segundos para que fique bem misturado. Deixe descansar por alguns minutos, depois coloque a mistura em uma garrafinha de plástico porque penso que é mais seguro no chuveiro.

Coloque uma etiqueta com o nome do seu xampu e a data de fabricação.

Na hora de usar:
Agite bem, em seguida, use cerca de duas colheres dessa mistura. Não espere que faça espuma. Massageie todo o couro cabeludo e  Enxaguar como de costume. Coloque xampu uma segunda vez para uma limpeza mais profunda.
Confesso que a primeira vez que fui usar fiquei com medo de ficar com o cabelo verde mas fique tranquila/o, isso não vai acontecer.

Deve durar uma semana ou duas. Depois desta primeira vez, você vai poder calcular melhor quanto fazer porque isso vai depender de quantas pessoas tem na tua casa e também de quantas vezes você lava o cabelo, já que nem todo mundo lava o cabelo todos os dias.

Para fazer este xampu você pode achar  as ervas secas em uma loja de produtos ou alimentos naturais, ou em alguma erboristeria.

As garrafas de xampu de plástico são mais fáceis de achar, até em supermercados. Encontre vitamina C e a E em alguma farmácia ou loja de sua confiança.

As folhas de aloe hoje em dia você acha facilmente em mercados orgânicos ou compre uma plantinha e tenha em um vaso na sua casa. Se isso não for possível existem sucos do gel de aloe. (A marca Forever tem boa qualidade).

Aqui você pode aprender muito mais sobre alimentação consciente. Me conte a sua experiência nos comentários abaixo, vou adorar saber!

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Rocio Mouzo


Este blog nasceu com o intuito de oferecer dicas, receitas e informações valiosas para ter uma vida saudável e feliz. Mahatma Gandhi dizia: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. Vamos fazer escolhas saudáveis na alimentação, nas atitudes da vida e nos pensamentos e a felicidade virá.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *