APRENDENDO A ESCOLHER OS ALIMENTOS

O Ayurveda nos ensina que todos nós temos o poder da cura, mas para isso precisamos compreender o nosso corpo e suas necessidades.

Uma dieta sadia e uma rotina diária estável é muito importante, por isso recomenda a prática de ioga, exercícios de pranayamas e prática de meditação.

E referente à alimentação? Como deve ser essa dieta?

Devemos fazer as escolhas de acordo com a constituição individual, levar em conta também os sabores dos alimentos, já que é recomendável que em cada alimentação usemos os 6 sabores: doce, amargo, salgado, picante, acido e adstringente.

como-escolher-os-alimentos-ayurveda-003

Esses 6 sabores são derivados dos 5 elementos:

– Os alimentos de Rasa (sabor) doce contem os elementos Terra e Água

– Os alimentos de Rasa (sabor) ácido contem os elementos Terra e Fogo

– Os alimentos de Rasa (sabor) picante contem os elementos Fogo e Ar

– Os alimentos de Rasa (sabor) amargo contem os elementos Ar e Eter

– Os alimentos de Rasa (sabor) salgado contem os elementos Agua e Fogo

– Os alimentos de Rasa (sabor) adstringente contem os elementos Ar e Terra

As pessoas que são de constituição Vata devem evitar os alimentos amargos, picantes e adstringentes em excesso porque aumenta o Ar causando gases. Já os alimentos doces, ácidos e salgados são excelentes para esta constituição.

As pessoas de constituição Pitta devem evitar substâncias ácidas, salgadas e picantes porque agravam o fogo interno, mas os alimentos doces, amargos e adstringentes são excelentes para as pessoas desta constituição.

As pessoas de constituição kapha devem evitar alimentos de sabores, doce, ácido e salgado e dar preferência as comidas com sabores e adstringente picante, amargo.

Outros conceitos importantes que devemos ter em conta são o Virya, o Vipak e o Prabhav.

– Virya: quando engolimos um alimento ou substância ela produz um efeito de calor ou de frio sentida de imediato. Esta experiência é chamada de Virya.

– Vipak: é o efeito pós digestivo que esse alimento provoca no organismo. Este efeito pode ser doce, ácido ou picante.

– Prabhav: efeito pós digestivo inexplicável. É a exceção a regra.

como-escolher-os-alimentos-ayurveda-001

             RASA             VIRYA               VIPAK
DOCE FRIO DOCE
ACIDO QUENTE ÁCIDO
SALGADO QUENTE DOCE
PICANTE QUENTE PICANTE
AMARGO FRIO PICANTE
ADSTRINGENTE FRIO PICANTE

 

Por regra geral, os sabores doce e salgado tem um vipak doce.

Os sabores ácidos, tem vipak ácido.

E os sabores picante, amargo e adstringente tem vipak picante.

Esses três conceitos são importantes porque influenciam diretamente o tridosha, a nutrição e a transformação dos dathus (tecidos corporais).

Tudo isto requer um estudo e para começar a entender melhor o que estas informações significam gostaria de passar aqui os efeitos e distúrbios que estes sabores podem causar no nosso corpo.

 

      SABOR      VIRYA  ALIMENTOS      EFEITOS  DISTÚRBIOS
Doce (Terra+Água)  Frio (Refresca) trigo, arroz, leite, doces, açúcar, tâmara, raízes Anabólico: diminui vata e Pitta e aumenta kapha. Promove resistência e alivia a sede. Nutre e acalma o corpo. Aumenta a obesidade, provoca sono, peso, letargia, perda de apetite, tosse, diabetes.
Ácido (Terra+Fogo) Quente (Aquece) Iogurte, queijo, uvas verdes, limão, hibisco, tamarindo Anabólico: diminui Vata e aumenta Pitta e kapha. Estimula o apetite, cria secreção e salivação. Aumenta a sede, a sensibilidade dos dentes, intoxicação do sangue, edema, ulcerações, azia e acidez.
Salgado (Água+Fogo) Quente (Aquece) Sal marinho, sal de rocha, algas Anabólico: diminui Vata e aumenta Pitta e kapha. Ajuda a digestão, anti espasmódico e laxante. Retém água. Prejudica o sangue. Causa desmaio e aquecimento do corpo. Aumenta doenças de pele, úlceras gástricas, espinhas e hipertensão.
Picante (

Fogo+Ar)

Quente (Aquece) Cebola, rabanete, pimentas gengibre, alho, assa fétida Catabólico: diminui kapha e aumenta Vata e Pitta. Promove a digestão e absorção do alimento, purifica o sangue, cura doenças de pele.

 

 

 

 

Aumenta o calor, transpiração, queimação na garganta, estômago. Pode causar úlcera gástrica, tontura.
Amargo (Ar+Eter) Frio (Refresca) Raiz de dente de leão, cardo santo, sabugo, ruibarbo, raiz fresca de  açafrão da Índia. Catabólico:  diminui Pitta e Kapha e aumenta Vata.

Atua como anti tóximo e germicida. É antídoto para desmaio, coceira e sensação de queimação no corpo.

Aumenta a secura, reduz a medula óssea e o sêmen. Pode causar tontura e eventual inconsciência.
Adstringente (Ar+Terra) Frio (Refresca) Banana verde, Romã, açafrão da Índia, espinafre Catabólico: diminui Pitta e kapha e aumenta Vata. Tem ação sedativa mas cuasa constipação, constrição dos vasos sanguineos, coagulação do sangue. Aumenta a secura da boca, causa distensão, constipação, obstrução da fala. Pode afetar o coração.

 

como-escolher-os-alimentos-ayurveda-004

Considerações: Ao falar sobre sabores que se deve evitar, não quer dizer que devamos tirá-los completamente da nossa dieta e sim usá-los com parcimônia. Todos os sabores devem estar na nossa alimentação diária só que em diferentes proporções e vou colocar aqui um exemplo:

Vata: Deve dar preferência aos alimentos, doce, salgado e ácido. Portanto o prato de vata deverá ter mais quantidade desses alimentos.

Os alimentos, picantes, adstringentes e amargo também deverão estar no seu prato, mas em menor quantidade.

A observação do nosso corpo é muito importante porque se este Vata vê que está com excesso de secura, retirará a pimenta porque ela seca, e neste caso aumentaría os alimentos doces porque produzem água no corpo e aumentam o ojas. Exemplo: um arroz doce com leite orgânico ou leite de amêndoas e açúcar mascavo.

No caso de kapha, deve usar mais os sabores adstringente, picante e amargo, isso não quer dizer que não possa colocar o sabor doce na sua alimentação. Deve colocar sim, por exemplo, o arroz que é de Rasa doce, mas será em menor quantidade do que o feijão que é adstringente. Deve usar picantes nos temperos e usar as folhas amargas em maior quantidade já que ajudará a secar o excesso de água que os kaphas por regra geral tem.

O Pitta deve usar o doce, amargo e adstringente, ex: arroz, feijão e folhas verdes refogadas ou ao vapor. Deve usar com parcimônia o picante, sal e ácido, já que esses três sabores o aquecem e ele (o Pitta) já tem fogo interno bastante. No caso de que seu agni esteja fraco, deve utilizar esses temperos para aumentar esse agni.

Por isso que no ayurveda não existe uma regra para todos. A observação tem que fazer parte do nosso dia adia. Com o tempo isso fica incorporado e assim  saberemos o que precisamos comer a cada dia.

Saiba mais sobre alimentação Ayurvédica

Bibliografia:

LAD, VASANT. D.  Ayurveda: A ciência da Auto Cura: Um guia prático. São Paulo: Ed.Ground, 1997

 

 

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Rocio Mouzo


Este blog nasceu com o intuito de oferecer dicas, receitas e informações valiosas para ter uma vida saudável e feliz. Mahatma Gandhi dizia: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. Vamos fazer escolhas saudáveis na alimentação, nas atitudes da vida e nos pensamentos e a felicidade virá.

Um comentário no post “APRENDENDO A ESCOLHER OS ALIMENTOS

  1. Sensacional e esclarecedora , Rocio. Só tenho à agradecer por todo esse conteúdo.Trabalho INCRIVEL! Que Deus te abençoe. Vc é o anjo do Ayurveda. Gratidão ????????


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *