AYURVEDA PARA CRIANÇAS

ayurveda-para-criancas-massagem-em-gestantes

O Ayurveda é uma ciência simples e perfeita! Teve origem na Índia, concebida pelo  Médico dos Médicos; Dr. Dhanvatari, que baseando-se nos 5 elementos da Natureza, em combinações  apropriadas, define o nosso biótipo fisiológico em VATA, PITTA e KAPHA.

Para o Ayurveda, o estado de boa saúde, imunidade e equilíbrio, é advindo ,destes elementos em equilíbrio dentro de nós. Isso é o que justifica, a nossa capacidade de sentir, pensar, agir e viver, em coerência com todo o universo. Assim  nos colocando como seres em conexão  com a natureza, com a espiritualidade, com a capacidade real de evolução, enquanto seres que estão aqui, por um período curto, de tempo.

Pensando desta forma o Ayurveda  é uma fonte inesgotável de conhecimento, possível de ser utilizada em várias áreas de nossa vida e fases desta. Tem uma aplicação imensamente pura, livre e benéfica no que diz respeito aos cuidados com todas as pessoas e  também com as crianças. Considerando  todo o seu contexto, desde o físico, o emocional, o psicológico e o espiritual. Desde sua concepção até seu desenvolvimento em direção a sua mudança de fase.

ayurveda-para-gestantes-escolhas-saudaveis

Meu trabalho com Crianças veio parar em minhas mãos de forma sutil… não fui buscar, apenas gratuita.

Me coloquei á disposição do universo para cuidar destes pequenos Seres, que eu considero , “em estado de anjos”. Não livre de malícias, ou espertezas, mais munidos de uma sabedoria sensorial incrível, capazes de enlouquecer  e também, de  dissolver amarras, mágoas, medos, dores . Fazem laços para ficarem neste mundo, contratos de amor, com aqueles que se dispõem a lhes ensinar como viver aqui. Concedem virtudes á quem lhes cerca; com apenas  um sorriso. Testam a calma, a alma dos que lhes ama, e dos que se perdem por elas. Crianças são seres, feitos de pó de estrelas, moldados pelos elementos Terra, Água, Fogo, Ar e Éter, em determinada proporção que; por bom tempo; se tornam Kapha – Assim é chamando o período da INFÂNCIA, e depois a JUVENTUDE  que predomina as características de PITTA, e a MATURIDADE, que recebe a predominância de  VATA.

Por pensar desta forma e amar os mistérios que envolvem estes seres em estado de Anjos; fui me descobrindo Terapeuta de Gestantes, muitas consultas para orientar nas gestações, como se alimentar, como conseguirem uma gestação com mais harmonia para seus Bebês. Muitas mães começaram a receber as massagens, não mais para melhorar o inchaço do corpo, mas para terem um momento de carinho para seus bebês, como forma de concederem a eles, o amor na forma doce; deveria eu chamar de abhyanga doce, não abhyanga gestante, “risos”. As mães então se manifestavam com relação às suas expectativas, medos, hábitos que gostariam de mudar, para não prejudicarem seus Bebês, e tudo isso vinha á mim. Eu ia me orientar, sempre no Ayurveda, sempre a busca. Algumas pediam dicas e orientações naturais, sobre como fazer com os Bebês ao nascer, sobre o Dosha, sobre a alimentação e etc. Algumas pediam orientações sobre o trabalho de parto. Ensinei pais a massagearem as costas das mamães para ajudar no trabalho de parto.

Acompanhei  contrações, fui visitar em casa e aos poucos me vi aplicando Shantala, como uma forma de mostrar; como estreitar os laços com os pequenos.  Foram surgindo as orientações sobre os óleos apropriados, os aromas para que os Bebês utilizassem, sem problemas com alergias.

Me vi ensinando as mães a massagearem os seios para manterem o leite, vi pais querendo evitar de levar os filhos para consultas, onde era certa a medicação alopata, sem muitas investigações.  Me vi no momento Shanti; nome que eu dei; com muita alegria, ao momento em que; para intensificar o curso da Shantala, as Mães dançam com seus Bebês,  vibrando  pensamento de gratidão. Unidos aos corações mãe e filho; vi choro, vi sorrisos, vi paz, vi muita reconciliação. Me vi!!!

ayurveda-para-criancas

A Shantala foi uma grande porta para eu doar o que eu não pude ter, não tive filhos ainda. Não gerados por mim, mas ganhei muitos filhos de alma, que confiam em mim, muitas vezes, mais que seus próprios pais. A beleza de nossas conversas durante as massagens enquanto estão na barriga das Mamães, se estende para bem depois. O encontro através da Shantala, é minha forma de dizer gratidão!

A shantala não precisa ser feita com as técnicas todas, pois a própria Shantala, mãe do pequeno Gopal, só conhecia a técnica de amar e a necessidade de nutrir, e funcionava tão bem!

Eu criei um pequeno Grupo chamado Mamães Delícias e Bebês Delícias, composto por mães que querem uma vida mais saudável para seus filhos e suas famílias, nele trocamos experiências, respondo perguntas, dou orientações, aprendo muito, e sou motivada a estudar para orientar.

O que eu ensino tem  um protocolo de cuidados, zelos, e até alguma técnica sim, porém eu tento passar que a Shantala é um momento de troca, de amor, de liberdade, onde nada precisa ser selado, visível, perfeito, mas sim; suave, doce, acolhedor, e prazeroso para o corpo e para a alma de pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, madrinhas e afilhados, irmãos e irmãs, de Vida e Vida.

Minha proposta, em tratar e acompanhar Gestantes e seus Bebês, não foi feita por mim à Deus, foi feita por Deus à mim, e eu aceitei!

“A gratidão, o amor e a fé te levarão para bem perto dos seus sonhos!”

 

 

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Micheline Souza


Sou Terapeuta Ayurvédica formada pela Escola Triguna Bem Estar e Cultura, (2005-2007), e pela Escola de Yoga Brahma Vidyalaya (2015-2017) Sob a supervisão e Coordenação do Dr. José Ruguê. Trabalho com Ayurveda desde 2007. Sou facilitadora e coordenadora de Cursos sobre Cuidados com Bebês e Gestantes. Palestrante de Ayurveda e Colaboradora em Blogs e Projetos de Suportes on-line voltados para o Ayurveda. Atuante como Doula Ayurvédica desde 2014. Curso de formação em Doula Ocidental pelo Ishtar –Espaço para Gestante –BH-Mg. Curso livre de Fitoterapia e Argiloterapia do Cerrado. Curso de Introdução a Aromaterapia por Fabian Laszlo Florais da Amazônia, com Maria Alice Campos Freire. Estudei Meditação na Escola de Yoga Brahma Kumaris.

4 comentários no post “AYURVEDA PARA CRIANÇAS

  1. Adorei ler esta história Micheline! Muito linda!
    Rocio, bacana a parceria!
    Gratidão mulheres lindas!
    Beijos no coração!
    Abraços
    Carolina

    • Olá Lizete. Tudo bem? O ideal e fazer algum curso para saber os conceitos do ayurveda e poder assim aplicar para toda
      a familia. Pode começar aprendendo sobre as constituições onde você como mãe com certeza irá identificando cada um dos
      teus filhos e pode assim aplicar os alimentos adequados a cada um deles.
      Nos hangouts que fazemos todas as semanas também os terapeutas passam muitas ideias e você pode fazer perguntas específicas.
      Espero ter ajudado
      Um abraço

Fechado para Comentários.