Massala Chai

No começo deste ano visitei uma plantação de chá e estive em uma das fábricas criadas pelos ingleses, onde pude saber um pouquinho da história do chá na Índia.

Lá por 1824, a Inglaterra consumia o chá proveniente da China, mas o major Robert Bruce, um nobre escocês destinado na guarnição de Assam (Índia)  descobriu através de um nativo da tribo Sinaghpo um arbusto de chá que era desconhecido para o resto do mundo, a Camélia Assamica. Bruce pensou que esta nova variedade poderia rivalizar com o chá chinês.

Ele conseguiu as sementes e informações sobre a planta que permitiu o nascimento da industria na região. O major morreu logo depois mas antes passou para seu irmão Charles todo esse conhecimento e este a sua vez levou esta informação ao Secretário do Comité do Chá George James Gordon que deu o impulso definitivo ao cultivo em Assam.

Na Índia já se consumia o chá, mas como um remédio e não como algo a ser tomado todos os dias por isso o consumo de chá era baixo.

Os ingleses ante essa situação fizeram uma campanha fazendo com que em todas as minas e fábricas os trabalhadores tivessem um descanso e fosse servido um chá preto.

Essa promoção oficial do chá era servida a estilo inglês com leite frio e açúcar a gosto, mas logo os vendedores de chá de rua conhecidos como “Chai Wallahs” começaram a condimentar seus chás com especiarias, leite e açúcar seguindo os costumes ayurvédicos.

Massala Chai portanto é uma bebida muito aromática preparada a partir da Massala (mistura) de várias especiarias como podem ser: canela, cardamomo, cravo, gengibre, pimenta, açafrão da terra, anis, erva doce, chá preto, leite, açúcar…etc.

Tem uma potência aquecedora e é recomendado para o inverno.

O Massala Chai fortalece a digestão, protege o organismo, tem efeito anti oxidante, aumenta o calor interno (agni), promove a produção de enzimas, a circulação e o peristaltismo do trato gastro intestinal, previnem inflamações e doenças cardio vasculares.

Não existe somente uma única receita de massala chai e cada família prepara as suas misturas. Hoje vou colocar uma receita tirada do livro do Vasant Lad.

Receita de Massala Chai do Vasant Lad bom para os três doshas

ayurveda_escolhas-saudaveis-massala-chai_2

Ingredientes: 3 copos de água, 4 cravos, 2 pitadas de canela em pô, 2 pitadas de noz moscada, 2 pitadas de cardamomo, 1 pedacinho de gengibre, 1 colher de chá de chá preto e 2 colheres de chá de açúcar.

Modo de preparo: Ferva a água com as especias por 2 minutos. Adicione o chá e ferva por mais 2 minutos. Coloque o leite e espere a esquentar mas sem ferver. Adicione o açúcar, mexa e coe antes de servir.

Você pode variar a quantidade de açúcar e leite de acordo com o seu dosha e o seu gosto. É claro que se incrementamos leite e açúcar pode provocar aumento de kapha. Usando o cardamomo pode ajudar a neutralizar os efeitos da cafeína.

Saiba mais sobre alimentação Ayurvédica

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Rocio Mouzo


Este blog nasceu com o intuito de oferecer dicas, receitas e informações valiosas para ter uma vida saudável e feliz. Mahatma Gandhi dizia: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. Vamos fazer escolhas saudáveis na alimentação, nas atitudes da vida e nos pensamentos e a felicidade virá.

33 comentários no post “Massala Chai

  1. Rocio, obrigada por compartilhar.
    Parabéns pela iniciativa do congresso que pude aproveitar e aprender bastante.
    Cada email seu é uma inspiração e aprendizado na cozinha, na saúde e na alma.
    Bençãos e saúde na sua vida sempre.


  2. Obrigada pela Receita de Chai.

    Eu adoro essa bebida típica da Índia e desde que estive lá em Novembro passado, só tomava o Chai que trouxe já pronto em sachê,
    Agoro já posso fazer meu próprio Massala Chai.
    Muito grata por compartilhar essa receita Rocio.

    Namastê! Sol de Jesus


  3. Acho surpreendente a utilização de leite e açucar na Ayurveda, porque a maioria das práticas naturalistas de alimentação, condenam o leite e o açucar. Esse Chai por ex, eu pretendo, como sempre, usar o leite vegetal, no caso, o de coco; quanto ao açucar, agave, ou um pouco do açucar de palma de coco. Penso que dessa forma, o Chai fique mais saudável. Gratidão pela receita.


    • Olá Rita. No começo dos meus estudos de ayurveda também fiquei surpresa, mas depois entendi a lógica do assunto.
      Nada no ayurveda é sempre, nem a todo momento, tudo tem um motivo. Exemplo, os disturbios de Vata agradecem o
      leitinho morno. Estamos falando sempre de leite orgânico. O da caixinha não é considerado leite. Ta?
      Pode fazer essas variações e ver como fica. O açúcar usado no ayurveda é o demerara e o mascavo. O branco refinado
      não. Pode usar o agave e o açucar de palma. Me conte como ficou.


  4. Olá Rocio Namastê _/\_
    Por onde moro o leite mais parecido com leite que encontro é o leite tipo A da Fazenda, conhece? Ele é pasteurizado, acredita que tenha algum valor ainda? Quanto ao leite em pó, esse TB não é considerado leite pela Ayurveda, certo?
    Consigo comprar iogurte orgânico, seria possível substituir?
    Gratidão pelo carinho e ensinamentos
    =)


    • Olá Pri. Na falta do leite orgânico, o leite tipo A serve, mas lembre que não é para ficar tomando leite a toda
      hora e sim nos momentos que achamos necessário. Isso a gente vai aprendendo com a prática do ayurveda.
      Os Vatas são os que mais precisam do leite, os pittas médio e os Kaphas muito pouto ou nada.
      O leite em pó não e considerado leite. o iogute orgânico está bem mas não exagere. No ayurveda se dilui com
      água….e sinceramente, eu pessoalmente não gosto muito, mas é bom para determinados momentos.
      Um abraço


  5. Querida, eu achei anterior ao seu post uma outra receita onde se usa a baga do cardomomo. Eu fiz, ficou ótimo! 🙂 Mas, pra eu entender (e aprender) na sua receita, vc usa em pó! Faz diferença? E eu uso leite na medida igual da água, acho que vou reduzir, embora aprendi aqui que Vata pede! rs. Quanto a adoçar, mesmo eu sendo formiguinha, não vi necessidade! Achei tudo docinho já! Bj


    • Olá Vivian. Realmente não precisa adoçar. Isso fica a gosto e quanto menos açúcar a gente usar melhor.
      Quanto a leite pode reduzir, mas sendo vatinha pode usar meio a meio. O cardamomo eu gosto de pegar a
      baga e moer na hora, já que o cheirinho dele é uma delicia, mas pode ser já em pó se quiser.


  6. Olá, eu costumo tomar chai da seguinte forma: somente as especiarias fervidas em água (sem leite e sem chá preto). Fica muito bom e aromático. No caso, fiz minha mistura chai (pozinho) com gengibre (desidratado), erva doce, canela em pó, cardamomo em pó, cravo em pó (pouco) e um pouco de noz moscada. Coloquei num potinho e levo pro trabalho. Muito obrigada pelas excelentes dicas, Rocio. Seu site e suas iniciativas servem de grande ajuda e inspiração para todos. 😀


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *