Beleza e rejuvenescimento sob o olhar do Ayurveda

Para a medicina tradicional indiana (Ayurveda), beleza é o resultado do equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Iniciando este bate papo sobre Beleza e Rejuvenescimento, o faremos sob o olhar ayurvédico. Para isto, vamos entender melhor como é visto os atendimentos e tratamentos que visam a harmonia do ser.

Consideraremos esta especialidade através de 3 aspectos:

O Externo: bom funcionamento do organismo, digestão, calma interior e é como observamos a beleza sendo expressada.

O Interno: ligado a habilidades mentais e emocionais, em harmonia com o todo.

O Secreto: onde os dois anteriores se unem e podem ser observados através da postura, espírito, aura do indivíduo.

Na área ayurvédica, existe a regra dos vinte atributos ou pares de opostos relacionados aos biotipos da Ayurveda (Vata, Pitta e Kapha) que levarão a resultados satisfatórios e duradouros. Vamos conhecê-los:

 

Ayurveda e equilíbrio

 

  • Frio x Quente
  • Úmido x Seco
  • Pesado X Leve
  • Grosseiro x Sutil
  • Denso x Fluído
  • Estático x Móvel
  • Resistente x Penetrante
  • Suave x Duro
  • Macio x Áspero
  • Turvo x Claro

 

O Oposto diminui oposto e semelhante aumenta semelhante, esta regra é importante e fácil de ser seguida quando a conhecemos. Para estes aspectos ficarem ainda mais claros, vamos observar abaixo algumas qualidades dos doshas (perfil biológico do indivíduo):

Vata: possui pele fina, seca, poros finos, marcada por sulcos. Seus cabelos são ralos, quebradiços, anelados, ásperos com pouca elasticidade.

Pitta: possui pele sensível, com oleosidade na zona T, macia, avermelhada, morna a quente, tendência acne e rugas finas. Seus cabelos são finos, ralos, claros, lisos, tendência a calvície e grisalho precoce, macio.

Kapha: possui a pele mais grossa, oleosa, macia, fria, poros mais dilatados, lisa, com cravos, espinhas internas e rugas profundas. Os cabelos são mais oleosos, ondulados, escuros, pesados, grossos, abundante e com bastante resistência e elasticidade.

 

Ayurveda beleza e doshas

 

Através destas observações e/ou de uma consulta com médico ou terapeuta ayurvédico, todas as particularidades serão consideradas. Analisadas as informações, os tratamentos serão personalizados para atender o indivíduo como o Ayurveda preconiza: de forma holística e individual, ou seja, cuidar do “todo”. De acordo com os resultados, a montagem do programa de rejuvenescimento buscará as melhores opções de alimentação, ervas, especiarias, princípios ativos naturais aliadas às indicações das melhores terapias, aumentando a eficácia dos tratamentos.

Acompanhe os próximos artigos e fique por dentro de dicas imperdíveis sobre terapias para Beleza e Rejuvenescimento.

Namastê,

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Daniela Freire


Terapeuta Ayurvédica e Formada em Hatha Yoga. Artesã e criadora da Água de Flor Cosméticos Naturais. Atua com estética natural de beleza e rejuvenescimento Ayurvédico, além das terapias sutis como florais, chakraterapia, calatonia entre outros. Atendo hoje na cidade de Santos-SP no Instituto Uniser e no espaço Arte Om Yoga e Terapias em Piracicaba.

5 comentários no post “Beleza e rejuvenescimento sob o olhar do Ayurveda

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *