CHÁ COM AYURVEDA

Não sei muito bem porque desde sempre fui aficionada aos chás. Talvez tudo tenha começado na casa dos meus avós onde me criei. Eles por influência de um irmão da minha avó que morava na Argentina, e tinha levado para eles experimentarem a erva mate, acabaram aderindo o costume de toma-lo todas as tardes após o trabalho.

Aquele recipiente lindo, com aquela erva, água, açúcar passava de mão em mão e quando chegava a minha vez e sugava por aquele canudo de prata o liquido quente e saboroso me sentia como nos filmes de faroeste, naquele momento em que os índios reunidos em circulo, ofereciam a pipa da paz para os seus convidados.

Era um ritual para mim muito agradável onde compartilhávamos as novidades do dia.

Ao sair da casa dos meus avós o mate ficou esquecido, mas aderi aos chás. Durante toda a minha vida tomei chás pelo simples fato de que adorava os sabores. O único que eu sabia, era que a camomila e a valeriana eram boas  para acalmar e que uma planta chamada erva Luísa que havia na horta da minha avó era excelente para a dor de barriga ou indigestão. Dos outros chás eu não tinha ideia até começar a estudar as terapias alternativas.

Hoje em dia, inserida no estudo da Ayurveda, sei que há chás para cada dosha e que dependendo da hora do dia, são recomendados uns ou outros.

Assim, para começar o dia são bons aqueles com sabores amargo e adstringente. Chá com gengibre, chá verde, chá preto.

– Um chá de gengibre com limão, mel e pimenta cayena é excelente para quem acorda resfriado. Lembre que o mel não pode ferver. Coloque-o quando o chá estiver pronto e morno.

– Ao meio dia devemos escolher as ervas frescas com sabores doces e com tons secundários e amargos. Se nós estamos irritados podemos tomar o de hortelã.

– À tarde noite os chás de sabores doces, azedos ou salgados. Leite de vaca ou de amêndoas quente com uma pitada de noz moscada para poder dormir melhor. O chá de camomila também é excelente para esta função.

escolhas-saudaveis-ayurveda-008

 

– Chá para acalmar o Vata

Para acalmar o Vata o ideal é um chá de sabor doce, suave e quente.

1 colher de chá de alcaçuz em pó, 1 colher de chá de erva doce, 2 colheres de chá de erva cidreira, 1 cardamomo, 1 pau de canela e água.

Chá par acalmar o Pitta

Refresca o corpo, a mente e as emoções.

2 colheres de chá de hibisco, 2 cardamomos em pó, 1 colher de chá de rosa branca seca, 1 colher de chá de capim limão, 1 colher de chá de jasmim e água.

Saiba mais sobre alimentação Ayurvédica

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Rocio Mouzo


Este blog nasceu com o intuito de oferecer dicas, receitas e informações valiosas para ter uma vida saudável e feliz. Mahatma Gandhi dizia: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. Vamos fazer escolhas saudáveis na alimentação, nas atitudes da vida e nos pensamentos e a felicidade virá.

2 comentários no post “CHÁ COM AYURVEDA

    • Olá Vera. Os melhores chás para kapha são: Alcaçuz, alecrim, camomila, canela , capim limão, cardamomo, centelha asiática, cravo, erva-doce, gengibre, hortelã, salvia.
      Pode fazer misturas, por exemplo de gengibre com cravo e capim limão.


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *