Dieta Detox Ayurveda

De acordo com o dicionário da língua portuguesa um dos significados de intoxicação, no sentido alimentar, é: “ação nociva exercida no organismo por uma substância alimentar deteriorada”1. Essa intoxicação pode se dar pela ingestão de água ou alimentos contaminados (por vírus ou bactéricas) e/ou por produtos químicos. Quando existe um quadro de intoxicação alimentar o mais indicado a se fazer é repouso, ingerir muito líquido e em casos mais graves de intoxicação alimentar bacteriana o tratamento pode envolver até antibióticos específicos2 – que nesse caso seria o detox, no sentido de desintoxicar, eliminar o(s) tóxico(s).

 

Semana Dieta Detox Ayurveda

 

Mas nosso foco aqui não é esse tipo de desintoxicação ou detox. Aqui queremos dizer que a intoxicação ocorre, muitas vezes, de forma lenta e gradativa pela ingestão de alimentos e bebidas de forma inconsciente em nosso dia a dia. Quase sempre nos alimentamos sem perceber nossa capacidade de digerir esses alimentos e também nossa capacidade de eliminação daquilo que não é necessário para nosso corpo (por meio de fezes, urina e até mesmo suor). Com o passar do tempo esses alimentos, que não foram digeridos e nem eliminados, ficam depositados em nosso corpo e como não temos uma “geladeira interna” para manter eles em boa qualidade e fazer seu reuso, eles começam a se acumular e causar certa dose de “intoxicação” em nós. E aí vem a pergunta que todos vocês devem estar se fazendo: como é que posso eliminar essas substâncias que estão “estocadas” em meu corpo e ter mais saúde?

 

Semana Dieta Detox Ayurveda

 

Bom, antes de falarmos desse detox ayurvédico (que nada mais é que a eliminação dessas substâncias acumuladas em nosso corpo e melhorar nossa capacidade digestiva), temos que entender basicamente dois conceitos importantíssimos do ayurveda: AGNI e AMA. Neste contexto de alimentação, AGNI é conhecido como nosso “fogo digestivo” estando ligado à capacidade que temos de digerir, absorver e utilizar os nutrientes existentes nos alimentos que consumimos. Ele pode ser baixo (Mandaagni), variável (Vishamagni), elevado (Tikshnagni) ou equilibrado (Samagni). O ideal é que você esteja com Samagni (agni equilibrado), te dando a capacidade de digerir, absorver e utilizar os nutrientes dos alimentos ingeridos. É possível verificar isso quando seus doshas e as emoções estão em harmonia e também quando se tem eliminações intestinais diárias, por exemplo.

 

Semana Dieta Detox Ayurveda

 

Mas o problema todo começa quando seu AGNI não está em equilíbrio! Se ele estiver forte demais (Tikshnagni), “vai queimar” de maneira violenta tudo que você come, causando muitas vezes mal-estar e queimação. Se ele estiver fraco (Mandagni), você não vai conseguir digerir nada do que come direito, causando muitas vezes aquele peso na barriga, náuseas e dessa forma vai acumulando ainda mais alimentos não digeridos em seu corpo. Em ambos os casos quando o AGNI não estiver em equilíbrio, a sua capacidade de digerir os nutrientes estará prejudicada e isso vai gerar AMA aquele segundo item que me referi logo ali a cima, está lembrado?

 

Semana Dieta Detox Ayurveda

 

Quando não conseguimos digerir algum alimento e fica resíduos não digeridos (ou parcialmente digeridos), isso vai se acumular, estagnar e fermentar no seu intestino alimentando microrganismos patogênicos e causando o distúrbio de sua flora intestinal (também conhecido como disbiose), isso é AMA. E para o Ayurveda esse é o início do processo de doenças, ou seja, o acúmulo de AMA em seu corpo.

Agora sim faz sentido em falarmos de um detox, que na visão do Ayurveda é conhecido como dieta anti-ama. A ideia aqui é limpar, remover este AMA acumulado de seu organismo, trazendo você para o seu estado natural, seu estado de saúde. E quando falo de saúde aqui me refiro de um modo mais amplo, significando um bem estar físico, mental, social e até mesmo espiritual (você estando bem para seguir a sua prática religiosa e espiritual seja ela qual for).

É importante destacar, também, que após ou até mesmo antes de realizar a dieta anti-ama, o acompanhamento com um terapeuta ayurvédico é muito importante, pois ele será capaz de acompanhar o equilíbrio do seu dosha, indicar possíveis tratamentos com ervas, chás e massagens, por exemplo. E mantenha a periodicidade de acompanhamento médico, de acordo com sua saúde e possíveis doenças que já possua.

 

Semana Dieta Detox Ayurveda

Deu vontade de iniciar um detox agora mesmo?
Então vamos juntos fazer juntos uma Semana Dieta Detox

Namastê!


Referências

1: Intoxicação in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 20/03/2017 21:57]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/intoxicação

2: Intoxicação alimentar in Site Drauzio. [consult. 20/03/2017 22:35]. Disponível na Internet: https://drauziovarella.com.br/letras/i/intoxicacao-alimentar/

3: MCINTYRE, Anne. A Blíblia do Ayurveda. São Paulo: Pensamento, 2016.

4: FRAWLEY, David. Ayurvedic Healing: A Compreensive Guide. Twin Lakes: Lotus Press, 2000. 448 p.

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Lucas Campos


Terapeuta Ayurvédico, formado pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya com especializações em Saúde da Criança na visão do Ayurveda e em Diagnóstico Ayurvédico. Praticante regular de Kriya Yoga de Babaji já tendo realizado as 3 iniciações deste segmento de yoga.

2 comentários no post “Dieta Detox Ayurveda

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *