ERVAS E PLANTAS NATIVAS NO AYURVEDA

O acesso às ervas e plantas nativas no ayurveda utilizadas no tratamento tradicional é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos terapeutas que trouxeram o Ayurveda para o Brasil.

Toda essa facilidade, que outrora tornou possível a prática do Ayurveda no Brasil, tem se tornado um grande obstáculo para a prática do Ayurveda como um sistema universal, pois nos condicionarmos a utilizar as ervas e plantas nativas no ayurveda e acabamos por negligenciar um arsenal terapêutico incrível que nossa flora nativa oferece, talvez a maior biodiversidade do mundo.

A solução encontrada foi a importação de ervas e plantas indianas, que eram trazidas por terapeutas que iam à Índia para se qualificar e/ou se atualizar.

Essa prática se tornou cada vez mais freqüente e encontrou facilidades com a globalização, com viagens internacionais mais freqüentes e mais acessíveis, e com a comercialização de produtos pela internet.

O Ayurveda ensina que as ervas e plantas nativas no ayurveda mais adequadas para serem utilizadas em um tratamento são aquelas que crescem a nossa volta, no quintal de casa. Isso porque existe toda uma relação entre o clima, a temperatura, as estações do ano, e o tipo de ação terapêutica que a planta terá.

A grande diversidade das plantas nativas no ayurveda

ervas e ayurveda 1

Trazendo para a uma questão mais química, a produção de ativos com ação terapêutica de uma determinada planta está diretamente ligada a respostas de defesa e ambientação da mesma.

Nesta analogia, plantas que vivem numa mesma região que uma determinada população teria uma indicação terapêutica para os problemas de saúde comuns daquela região (mesmos agentes agressores).

Outra questão é a viabilidade do Ayurveda com insumos e produtos devidamente registrados e aprovados pelo nosso órgão fiscalizador (ANVISA). Tendo sido reconhecido como um procedimento dentro do SUS pela Portaria 849/17, a implantação na prática do ayurveda estará diretamente ligada à acessibilidade a produtos e insumos aprovados.

Possuímos em nosso país uma infinidade de plantas com o uso terapêutico definido (inclusive dentro do ayurveda) e aprovadas pela ANVISA, que poderiam substituir as ervas indianas de maneira mais eficaz, por serem do nosso “quintal de casa”.

Aprenda mais sobre alimentação Ayurvédica

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Marcelo Carvalho


Farmacêutico, Pós-graduado em Homeopatia, Pós graduando em Fitoterapia Clínica e Concluindo a Formação Básica em Ayurveda. Especialização em Dravyaguna (Fitoterapia Ayurvédica) com Cursos de Extensão em Nutracêuticos, Floral de Bach, Ortomolecular, e Fitoterapia. Atualmente é Sócio na Homeo Sua Alternativa Natural, onde atua como Diretor Técnico na Farmácia e como Homeopata e Fitoterapeuta no Espaço Terapêutico.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *