Lidando Com As Emoções

meditacao-escolhas-saudaveis-ayurveda

Corpo, mente e espirito são os três pilares a se considerar para uma vida saudável na perspectiva da Cultura Indiana. O Ayurveda vem desse sistema integrado de pensamento e tem proporcionado às pessoas que trabalham com cura inúmeras ferramentas que colaboram para a recuperação no processo de doença e desarmonia. Um dos ramos de atuação do Ayurveda é a alimentação que nos abre os olhos para os diferentes tipos de fisiologias e o devido cuidado com o quê se come, pois através da boca que colocamos coisas para dentro e assim construímos nosso corpo mais grosseiro.

Somos o que comemos, mas não nos alimentamos apenas de comida.  A mente também é um sistema que possui uma fisiologia construtiva e destrutiva, os desejos desenham o nosso entorno e a nossa concepção de realidade transpassa por uma rede complexa de ligações do nosso pensamento. Estamos o tempo todo expostos a diversos estímulos formados por energia vital divina, com cores, formas, cheiros, sabores, texturas e sonoridades, mas sentir tudo isso inevitavelmente passa por nossa mente, então as sensações passam a gerar sentimento.

O próximo passo para a compreensão desses estímulos é acessar a rede de memórias, assim uma emoção se manifesta. Na medida em que nossa concepção de quem somos fica restrita a esse processo mental, se esquecemos de que o estimulo inicial é feito da nossa mesma natureza, ou seja, prana, a energia vital divina que tudo governa. Assim, a digestão dos acontecimentos do dia a dia torna-se cada vez mais difícil, gerando bloqueios do fluxo de prana e consequentemente doenças.

Dessa forma, as emoções podem ser consideradas como os vícios, pois não permite ver o novo como algo novo e sim como apenas uma reprodução de algo já vivido. Assim existem pessoas que sempre reagem com agressividade a uma situação de estresse, outras pessoas reagem com escapismo ou ainda tem pessoas que não reagem, simplesmente congelam.

O cultivo de uma mente saudável pode ser conquistado com pequenas mudanças de perspectiva, por exemplo, você pode perceber que existe dor, egoísmo, ignorância, estagnação, medo, ou violência em seus pensamentos; porém você também pode o tempo todo alimentar suas memórias de amor, compaixão, perdão, cuidado, carinho, equilíbrio, equanimidade, verdade e fé.

A saúde da mente não costuma ser algo fácil de ser alcançado porque a mente articulosamente esconde os pontos traumáticos que poluem nosso sistema de relações, porém, apenas as coisas que oferecem resistência podem ser quebradas. Na Cultura Védica uma grande parte dos bloqueios vêm do fato de não vermos a vida como um todo, nesse sentido praticas espirituais estimulam a percepção do sentimento de amor que governa o universo.

saude-da-mente-ayurveda-escolhas-saudaveis

A meditação proporciona momentos de bem aventurançaque brotam do silencio que existem no espaço entre dois pensamentos, os mantras são excelentes tônicos para a mente, os pranayamas ajudam a desobstruir canais e favorecer o fluxo de prana, e a presença de um mestre espiritual é importante para nos mostrar como vivenciar a espiritualidade no mundo material.

O espaço entre dois neurônios é como o espaço entre duas galáxias, o Ayurveda tem procedimentos incríveis para a faxina desses inúmeros locais onde as toxinas se depositem, por exemplo, o shirodhara, shiropichu, netrabasti, nasya que são procedimentos realizados com oléo e a marmaterapia que trabalha com pontos chave do nosso corpo e são capazes de alcançar desde os sistemas fisiológicos mais grosseiros ate os mais sutil.

Os elementos mais predominantes no sistema nervoso são agua e ar. A agua é o ambiente solúvel onde os neurotransmissores e os hormônios circulam de um ambiente a outro; o ar é o elemento que promove a qualidade do movimento nesse sistema. O sistema nervoso está presente no corpo todo e por isso é tão importante dar atenção à qualidade de pensamentos e emoções.

Um sistema nervoso saudável com a devida quantidade de água e de circulação promove uma sensação de preenchimento e satisfação, enquanto que quando ocorre algum distúrbio a sensação de vazio e deslocamento aparece. As alterações podem acontecer por excesso de tecido deixando as conexões mais lentas, ou por uma inflamação dos tecidos por excesso de acidez, dificultando as conexões por causa da queima, ou ainda um tecido frágil e escasso por conta da sua irregularidade. Em todos os casos ocorre o algum tipo de interrupção do fluxo de prana.

Um modo de verificar a qualidade do funcionamento do sistema nervoso é através dos resíduos que saem pelos olhos, por exemplo, a constituição da parte branca dos olhos, o brilho e luminosidade, e a movimentação dos olhos. Uma coisa que lidamos diariamente e que é fácil de observar são as remelas, elas podem ser oleosas, amarelas ou muito ressecadas o que pode representar algum tipo de estagnação, irritação ou inquietude, respectivamente.

O atributo oleoso é muito importante na fisiologia do sistema nervoso, pois enquanto que a água é o oceano que interconecta os neurônios a gordura é o que garante que o impulso nervoso transcorra pelo neurônio. Por isso que os principais procedimentos ayurvedicos que buscam resolver problemas relacionados com a mente utilizam-se de muito óleo para a purificação e nutrição. E você pode cuidar da nutrição e saúde do tecido nervoso diariamente através da alimentação, principalmente com o consumo de ghee, óleo de gergelim e castanhas.

Uma orientação personalizada sempre é importante no que se trata da terapêutica do Ayurveda, pois cada pessoa um ser único com sua capacidade de digestão e compreensão. A ideia aqui é apenas apresentar algumas características sobre os processos mentais na perspectiva da Cultura Védica.

Nos dias 15 e 16 de Agosto será oferecido um curso em que esses processos  e procedimentos serão abordados com muito mais profundidade e destreza por Tiago Namaste.  Você pode participar presencialmente aqui no Rio de Janeiro ou participar da transmissão ao vivo por Hangout. Além da palestra e conversa teórica, veremos como fazer um óleo medicado para ser aplicado nas narinas (nasya) e ensinar esse simples procedimento que pode ser feito por você em sua casa, teremos também uma pratica da marmaterapia, abordando os pontos importantes para aliviar o estresse do dia-a-dia.

Peço a quem tenha se interessado, por favor escrever para cursosayurveda@gmail.com

cuso-saude-da-mente-ayurveda-escolhas-saudaveis

Ratna Prabha Dasi

Referecias:

Dr Vasant Lad – Summer intesive classes 2015  www.ayurvedicinstitute.com

http://www.ayurvedacollege.com/Ayurveda/majja-dhatu-closer-look-nervous-system-ayurvedic-perspective

Hare Krsna

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Rocio Mouzo


Este blog nasceu com o intuito de oferecer dicas, receitas e informações valiosas para ter uma vida saudável e feliz. Mahatma Gandhi dizia: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. Vamos fazer escolhas saudáveis na alimentação, nas atitudes da vida e nos pensamentos e a felicidade virá.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *