O QUE É O GHEE?

Ghee é um tipo de manteiga clarificada muito especial, apreciada por seu sabor, por seus benefícios nutricionais e qualidades medicinais. O Ayurveda, a antiga ciência médica da Índia, reconhece o ghee como uma parte essencial de uma dieta equilibrada, e considera ser a melhor gordura que podemos ingerir.

Na Índia, o ghee sempre foi um símbolo sagrado de auspiciosidade, nutrição e cura, especialmente nos rituais diários de cozinhar e de adoração. Na Índia, o ghee é um conforto, sinônimo de abundância, uma reverência, uma fonte de alimentação. Ele é oferecido a Deus, o corpo e os cabelos são massageados com ele e é usado para curar quando uma pessoa está doente. É uma forma de mostrar amor, carinho e indulgência.

Esta manteiga purificada é a própria essência do leite, o resultado final de um processo de fervura longo e cuidadoso que remove toda a umidade e impurezas do leite. A ausência da umidade e dessas impurezas no ghee torna a armazenagem completamente estável, ou seja, o ghee não se decompõe e não precisa ser armazenado sob refrigeração se bem apurado e colocado em um recipiente que estanque o ar para evitar a oxidação. Segundo o Ayurveda, o ghee é como o vinho, quanto mais tempo ficar armazenado, melhor e mais medicinal ele será.

O ghee contém Omega 3 e Omega 9, ácidos graxos essenciais, juntamente com as vitaminas A, D, E e K. Ghee feito de manteiga orgânica de vacas de pasto é uma das maiores fontes naturais de CLA (Ácido Linoléico Conjugado), anti-oxidantes, bem como numerosos outros minerais que estão presentes no ghee.

O ghee é a melhor escolha para cozimento em alta temperatura, pois satura somente acima de 250 graus centígrados. Na maioria dos alimentos que cozinhamos, usamos uma temperatura de até 200 graus centígrados.

A pureza do ghee permite que ele passe através das membranas lipídicas das células, sendo profundamente penetrante e nutritivo. Por esta razão, as vitaminas e minerais dos alimentos cozidos em ghee são absorvidos profundamente pelo corpo, onde eles oferecem um alto benefício. A assimilação dos nutrientes aumenta quando usadas numa matriz de ghee. Quando você adiciona especiarias no ghee para cozinhar, o sabor é levado para dentro do alimento.

O Ghee na perspectiva do Ayurveda: qualidades e propriedades curativas

ghee-manteiga-purificada_escolhas_saudaveis

No Ayurveda o leite é considerado como a essência ou seiva de todas as plantas que a vaca come. E o ghee é o produto final mais refinado do leite. Portanto, quando você faz ghee, você está concentrando as qualidades medicinais presentes no leite. Se o leite não for orgânico, você corre o risco de estar concentrando antibióticos, hormônios e pesticidas químicos que estão presentes no leite, resultado do alimento que a vaca não orgânica recebe de produtores que pensam na quantidade e não na qualidade do leite. Por este motivo, devemos utilizar sempre o melhor leite ou a melhor manteiga que pudermos encontrar. Até a forma que a manteiga é batida, altera as propriedades digestivas do ghee. Então, para obtermos um bom ghee, precisamos buscar uma boa manteiga, uma manteiga orgânica, que seja preparada da forma correta, uma manteiga que tenha prana – energia vital. Não adianta fazermos ghee com uma manteiga industrializada, ela não terá as propriedades maravilhosas que um verdadeiro ghee tem, preparado de acordo com os princípios do Ayurveda.

O Ayurveda diz que quanto mais tempo o ghee ficar armazenado, melhores serão as suas qualidades curativas. Na Índia antiga, um ghee de cem anos era altamente valorizado e tinha um preço muito alto. Na Índia tem um ditado que diz “um ghee de cem anos, cura qualquer doença”. Este ghee era muitas vezes mantido em templos em grandes tonéis. As famílias indianas guardam ghee para a próxima geração para ser usado como medicamento.

Qualidades do Ghee

Quando ingerimos ghee é como se oferecêssemos o melhor dos combustíveis para o nosso fogo digestivo – chamado “agni” no Ayurveda. De acordo com o Ayurveda, o ghee nutre e promove maciez a todos os órgãos, estimula a produção dos sucos internos do corpo – o plasma – e aumenta o elemento mais refinado da digestão – Shukra e Ojas – a energia vital do nosso organismo, a base subjacente de toda a imunidade e da “essência de todos os tecidos corporais”. Ghee é conhecido no Ayurveda por aumentar a inteligência, refinar o intelecto e melhorar a memória.

Apesar do ghee aumentar o fogo digestivo, elemento crucial para nutrir o nosso corpo, ele faz isso sem agravar o dosha Pitta que é o funcionamento elementar de fogo dentro do nosso organismo.

Ghee é penetrante e lubrifica os tecidos, ajudando assim a dissolver resíduos tóxicos permitindo que a inteligência funcional do corpo dissolva-os, transportando essas substâncias para o trato intestinal para serem expelidas.

Ghee é conhecido como uma substância que promove a longevidade. Isso porque ele tem qualidades opostas (pesado, oleoso, líquido, macio) às qualidades secas e ásperas de Vata dosha, que quando em excesso causa secura e rigidez no organismo. Por isso, o ghee retarda o processo de envelhecimento de uma forma muito segura.

Por ter essas qualidades (oleosa, untuosa e suave), o Ayurveda diz que o ghee deixa a voz suave e melodiosa. Além disso, ele é muito usado também nos olhos para melhorar a visão.

ghee-manteiga-curativa_escolhas_saudaveis_

Propriedades curativas do Ghee

  • Na Índia antiga, o ghee era guardado especialmente para tratar ferimentos por sua eficácia em facilitar a regeneração de tecidos. Nos tratamentos ayurvédicos, quando uma pessoa tem uma úlcera péptica ou gastrite crônica, o ghee é usado pelos médicos ayurvédicos para curar úlceras no interior do trato gastrointestinal.
  •  No Ayurveda, o ghee funciona maravilhosamente para tratar escaras, que podem se desenvolver em pessoas idosas ou debilitadas acamadas por muito tempo. Ele também é usado para tratar ossos quebrados e contusões. É altamente eficaz para todos os tipos de erupções cutâneas e também para queimaduras, causadas tanto por fogo como por produtos químicos.
  • Ghee aumenta a força, o brilho e a beleza do nosso corpo. Utilizado na pele, ghee suaviza, fortalece, protege e nutre. Ghee é uma das melhores substâncias para fazer massagem. Muitas mulheres indianas faziam Shantala – massagem ayurvédicas em bebês – com o ghee. Mas desde que o ghee passou a ficar mais caro, não se usa muito o ghee nas massagens. Atualmente ele é mais usado para cozinhar e como medicamento.
  • Na massagem corporal – Abhyanga, o Ayurveda indica a aplicação do ghee em todo o corpo, esfregando na cabeça, tórax, pernas, pés, articulações e orifícios. Isso estimula o sistema digestivo e permite que as qualidades do ghee penetrem nos tecidos mais profundos.
    O Ayurveda diz que “comemos” tudo o que colocamos na pele. A nossa pele tem um alto poder de absorção, “é uma grande boca”, e não devemos colocar sobre a pele aquilo que não podemos comer. Um dos textos clássicos do Ayurveda, Charaka Samhita, fala que fazer massagem com óleo regularmente retarda o processo de envelhecimento, ou seja, mantém a vitalidade do nosso corpo e da nossa mente, melhorando a nossa imunidade e bem estar.
    Para o rosto, é considerado um hidratante requintado. É excelente para fazer gargarejo, para melhorar a saúde dos dentes e gengivas.
  • Ghee é muito utilizado no Ayurveda como um veículo para as ervas devido às suas qualidades de penetração, tendo assim, a capacidade de transportar estas substâncias profundamente para os tecidos.
  • Para pessoas que tem dificuldades com a evacuação, e que não estão com problemas de obesidade e colesterol, o Ayurveda indica duas colheres de chá de ghee em leite orgânico morno antes de dormir é calmante para o sistema nervoso, lubrifica o intestino e facilita a evacuação no outro dia de manhã. O ghee irá lubrificar e aquecer o corpo rapidamente.
  • Ghee é excelente para cozinhar e refogar os alimentos. De todos os óleos, ghee é o óleo mais puro e que demora mais para saturar, é muito difícil de queimar. Na Índia, diz-se que um alimento é incompleto sem o uso de ghee.
Para saber como se alimentar melhor  e ter uma vida mais saudável Clique Aqui

Fatima-Carine-Birk-2Fátima Carine Birck é Terapeuta Ayurveda e produz produtos ayurvédicos que são representados pela marca criada por ela, a Sádhana Especialidades Ayurvédicas.

Você pode adquirir o ghee da Sádhana Especialidades Ayurvédicas no blog: Sádhana – Especialidades Ayurvédicas

Para adquirir os demais produtos da Sádhana (óleos medicados para Vata, Pitta e kapha, masalas, especiarias, pasta anti-acne, ghee medicado, repelente ayurvédico, óleo de gergelim, coco e girassol, entre outros) você pode fazer contato diretamente com ela pelo e-mail: fátima.birck@gmail.com

Os participantes do Ayurveda Club possuem 10% de desconto em toda linha de produtos da Sádhana. É só entrar em contato através do e-mail, solicitar a lista de produtos, e após a confirmação do pedido será enviando um link do PagSeguro para efetuar o pagamento com o desconto.

sadhana-fatima-carine-birk

 

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Rocio Mouzo


Este blog nasceu com o intuito de oferecer dicas, receitas e informações valiosas para ter uma vida saudável e feliz. Mahatma Gandhi dizia: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. Vamos fazer escolhas saudáveis na alimentação, nas atitudes da vida e nos pensamentos e a felicidade virá.

7 comentários no post “O QUE É O GHEE?

  1. Que tipo de recipiente estanca o ar, se ao abrir o vidro de Ghee vai entrar ar? Não irá oxidar se abrir e fechar diariamente?
    Muito bom esse artigo, mas faltaram as marcas de Ghee confiáveis para se comprar no Brasil. Como obter essa informação?
    Abraço


    • Cleudete. A marca que aparece no próprio artigo da Fátima Carine é feito com manteiga orgânica, por isso aceitei
      colocar lá no Escolhas Saudáveis. Ela envia para todo o Brasil.
      Não estraga ao abrir o pote.


  2. Oi Rocio !!!

    O Ghee é ótimo,é a oitava maravilha.Uso há mais de 10 anos,pra tudo.E recomendo sempre aos meus pacientes, inclusive ensinando como fazer.
    Obrigada por tua atenção.
    Abraço.
    Jurema.


  3. Muito bom o artigo!
    Os produtos da Sadhana parecem ter sido feito por nossa mae ou nossa avo, Fatima e muito iluminada!
    Fazer terapias com ela tambem e uma delicia!

    Beijo grande


Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *