RECEITA DE KICHADI – ALIMENTAÇÃO AYURVEDA

Este prato é muito utilizado terapeuticamente no ayurveda, principalmente durante o Panchakarma por ser uma comida que nos produz conforto e ser de fácil digestão.

O termo Kichadi é usado para qualquer combinação que leve como ingredientes arroz e feijão mung ou lentilhas. Por regra geral é utilizado o arroz basmati branco e não o integral porque sua digestão é muito mais rápida.

Existem 20 aminoácidos que se combinados entre si produzem as proteínas que nosso corpo precisa. Dez desses aminoácidos nosso corpo produz e os outros dez devem ser adquiridos por meio da alimentação.

As proteínas animais contem esse 10 aminoácidos essenciais mas os alimentos vegetais precisam ser combinados para que uma proteína completa seja produzida.

O arroz sozinho tem poucos aminoácidos lisina, mas as leguminosas e lentilhas tem muita lisina e pouco metionina, triptofano e cistina. Felizmente o arroz tem esses 3 aminoácidos em grande quantidade.

Assim, ao juntar o arroz com os feijões ou lentilhas, nos aporta os dez aminoácidos essenciais para adquirir assim as proteínas completas necessárias para nosso corpo.

Agora você já entende porque se fazem tantos pratos no ayurveda com esses dois ingredientes. Neste caso eu fiz com o que tinha em casa que era a lentilha rosa, mas com o feijão mung fica também uma delicia. A variação de temperos pode ser feita de acordo com as necessidades de cada um.

Ingredientes:

100 gr de arroz basmati

100 gr de lentilha rosa

½ cebola roxa

½ chuchu

2 cenouras pequenas raladas

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

1 colher de chá de mostarda em semente

½ colher de chá de feno grego

1 colher de chá de cúrcuma

1 colher de sopa de ghee

Sal

Refogar o gengibre no ghee e colocar depois a mostarda e o feno grego. Quando comecem a pular as sementes coloque a cebola picadinha e refogue. Depois adicione a cenoura ralada e o chuchu, deixe um minuto refogando e coloque o arroz e a lentilha já lavados e escorridos. Adicione a cúrcuma e a água. Eu coloquei no começo 700 ml, mas precisou adicionar mais 300 ml. Verifique como vai ficando a consistência. Tem que ficar cozidinho e pastoso, mas não desmanchado demais. Uns 20 minutos a fogo lento.

QUIABOS REFOGADOS

Ingredientes:

receita-de-kichadi-com-quiabo-1

 

12 a 15 quiabos lavados e cortados em rodelinhas de mais ou menos 1cm ou menos.

1 colher de chá de sementes de mostarda

1 colher de chá de óleo de coco

Sal e pimenta a gosto

Aqueça uma  com frigideira com uma colher de chá de óleo de coco. Coloque 1 colher de chá de sementes de mostarda e refogue. Quando comecem a pular coloque os quiabos já cortados. Refogue até dourar. Pode colocar sal e um pouco de pimenta do reino se quiser.

Na hora de colocar a kichadi, coloque alguns quiabos por cima. A combinação fica ótima!

Saiba mais sobre alimentação Ayurvédica

Espero que tenham gostado!

 

CADASTRE-SE E RECEBA GRÁTIS O E-BOOK ESCOLHAS SAUDÁVEIS
E APRENDA A FAZER O SEU DETOX AYURVÉDICO.

Responsive image

Rocio Mouzo


Este blog nasceu com o intuito de oferecer dicas, receitas e informações valiosas para ter uma vida saudável e feliz. Mahatma Gandhi dizia: “As doenças são o resultado não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos”. Vamos fazer escolhas saudáveis na alimentação, nas atitudes da vida e nos pensamentos e a felicidade virá.

Um comentário no post “RECEITA DE KICHADI – ALIMENTAÇÃO AYURVEDA

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *